quinta-feira, outubro 04, 2007

O 13.º Guerreiro


De um livro pouco conhecido de Michael Crichton (autor do blockbuster Jurassic Park, além de outros livros/filmes de sucesso mais discreto, como Congo e Linha do Tempo) originou-se este ótimo filme de aventuras dirigido por John McTiernan e estrelado por Antonio Banderas. Além de adrenalina, o DVD também oferece ao espectador mais atento a questões culturais uma série de detalhes interessantes de se observar. Por sinal, as proporções relativas do sucesso alcançado pelas obras de Crichton adaptadas para a tela reflete a grande e inevitável injustiça da indústria cinematográfica: O 13.º Guerreiro é incomparavelmente mais interessante que todas as correrias de T. Rex e Velociraptors pelo parque.

O título original do livro era Eaters of the Dead - ('Os devoradores de mortos'). Não tive o prazer de lê-lo ainda, mas uma pesquisa a respeito me informou que Crichton utilizou o velho truque de apresentar a história como sendo a transcrição de um "antigo manuscrito", nesse caso de autoria do árabe Ahmad Ibn Fadlan, datado do ano 922. Exilado do "mundo civilizado" (o que, nessa época, significava principalmente os países árabes, que superavam em muito a Europa cristã em matéria de ciência e desenvolvimento cultural), Ahmad é enviado para o norte, para atuar como embaixador num país distante. Mas não chega ao destino: às margens do Volga, encontra um bando de vikings e acaba tendo que acompanhá-los numa arriscada viagem para socorrer um reino ameaçado por um mal antigo e misterioso. Um oráculo determina que a expedição deve ser composta por homens em número idêntico ao dos meses no calendário dos nórdicos - treze - e que o último não deve ser viking. Sobra para Ahmad.

Embora eu seja um apaixonado pela cultura, história e mitologia dos povos nórdicos, não posso me dizer um grande conhecedor. Entretanto, até onde pude ver, o visual do filme é bem cuidado: arquitetura, figurinos, armas e, o mais importante, nada de elmos com chifres, coisa que pertence a uma visão caricata dos vikings. Não que tais capacetes não existissem, mas eram raros e usados somente em cerimônias religiosas ou ocasiões de gala - por exemplo, era bem visto para um chefe comparecer a uma festa importante usando sua melhor roupa e um capacete com chifres. Já em batalha, tal objeto seria apenas um peso desnecessário e um alvo fácil para os golpes do inimigo.

Nota-se que a história do filme é parcialmente inspirada no poema épico Beowulf, um dos mais antigos representantes da literatura inglesa - escrito ainda em anglo-saxão, língua ancestral do inglês moderno, e datado entre os anos 700 e 1000. E, sim, foi escrito na Inglaterra, apesar da temática nórdica, e provavelmente antes das invasões dinamarquesas do século X. É claro que no poema não havia nenhum árabe envolvido, e no filme o nome do herói mudou ligeiramente: Beowulf virou Buliwyf. Além disso, não é ele o protagonista, e sim Ahmad.

O mal que os treze guerreiros são convocados a enfrentar é uma horda de criaturas aparentemente semi-humanas, semi-animais, que se escondem em cavernas e atacam em noites brumosas, matando todos que encontram com incrível brutalidade. Seu número parece ilimitado, de modo que apenas lutar com eles e matá-los é inútil: a parte mais difícil da missão consiste em encontrar um meio de detê-los.


Há diversas sugestões de que o wendol - coletivo que designa os monstros - é na verdade uma raça de origem muito primitiva: num dos lugares por onde semearam a morte, eles perdem um ídolo, uma pequena estátua feminina com seios e nádegas enormes, ou seja, uma deusa representando a fertilidade, tal como era figurada pelo homem de Cro-Magnon há mais de 30 mil anos. São aparentemente governados por uma "rainha-mãe" e pelo companheiro dela, que lidera o wendol nos ataques e usa chifres como insígnia. Tudo elementos de uma simbologia de origem pré-histórica: a Grande Mãe e o Deus Chifrudo...

Mas o mais interessante é o choque de culturas, que o livro deve desenvolver muito mais, já que no filme só há tempo para rápidas pinceladas. Ahmad é um homem culto, sofisticado, que a princípio se choca na presença daqueles "bárbaros", mas aos poucos aprende a reconhecer suas qualidades e a criar laços de amizade com eles. Fica atordoado com a alegria constante e ruidosa dos nórdicos, que brincam e gargalham quase o tempo todo, seja a bordo de um navio a ponto de ir a pique numa tempestade, ou pouco antes de uma batalha em tremenda desvantagem numérica contra um inimigo apavorante. Tanto ele quanto o espectador compreendem um pouco melhor essa atitude quando um dos guerreiros diz a Ahmad mais ou menos isto: "Nosso destino já estava escrito antes de nascermos, e assim também o momento de nossa morte. Esconda-se num buraco se quiser, mas isso não o fará viver nem um minuto a mais. O homem nada ganha com o medo". Essa filosofia fatalista explica a coragem por vezes beirando a insensatez que sempre caracterizou os guerreiros nórdicos, e é idêntica à que norteava os heróis gregos nos poemas homéricos: o homem não escolhe o momento de sua morte, mas pode escolher o modo como irá encará-la.

Enfim, seja com um olhar cultural ou apenas por diversão, recomendo plenamente que O 13.º Guerreiro seja visto. Vale bem mais a pena do que muitos outros filmes sobre os quais se fez bem mais barulho!

9 comentários:

Anônimo disse...

éééé ninguem queria saber sobre sua opinião do filme mais beleza, vc informou algumas coisas interessantes!!! valeuzao mesmo!!!
=D

Marcos* disse...

Ilustríssimo "anônimo", para seu governo, eu não obrigo ninguém a ler o meu blog, sabe? Se não quer saber a minha opinião, é muito simples, basta não acessá-lo. Tá bom assim? Tenha um bom dia.

Blacky disse...

Concordo com tudo que você disse Marcos , O 13°guerreiro é um grande filme e Antonio Bandeiras fez muito bem o papel de Ahmed . Obrigado pelas informações ,vou atrás do livro que deve ter bem mais detalhes do que o filme .

Grande abraço \o

Pendragon disse...

Excelente recomendação(embora eu recomende mais o livro que o filme)! Eu gostaria de saber mais sobre até que ponto vai a referência histórica da história, mas careço de fontes.
Só uma observação: Muitos povos antigos, desde nórdicos até celtas, usavam sim elmos com chifres. Ao contrário do que pode parecer, o elmo, ainda que pesado, é melhor do que ter a cabeça aberta por uma espada; os chifres tem função idêntica ao protetor de mão da espada: evitar que o golpe seja desviado de forma que a espada decepe seu ombro ou pescoço.
abraço

joão disse...

anônimo,de um jeito um pouco menos rude:feicha a sua boca e não fale bosta,me desculpe marcos pelo palavriado,mas este babaca nem sabe nada sobre história.eu sou um amante porhistória....obrigado

Dinho disse...

Eu assisti a esse filme e digo que é um dos meus favoritos tanto que repito sempre. Alguns detalhes do filme me chamam demais a atenção e seria ótimo poder achar o livro pra comprar pois, como de costume, os livros são mais ricos em detalhes do que a obra cinematográfica.

Marcos* disse...

Olá, Arnaldo! Obrigado pelo comentário. De fato, recomendo muito a leitura de Eaters of the Dead, especialmente para quem gosta do filme. Há uma edição da L&PM Pocket, bem barata e fácil de achar em livrarias. Se, depois de ler, quiser voltar e deixar sua impressão, será muito bem-vindo! Abraços, espero vê-lo por aqui mais vezes!

Dudaa disse...

Muito obrigado, foi de grande ajuda seu blog. Fiz meu trabalho baseando-se nele :3

skox disse...

Bom dia !!!

Gostei mt desse filme, mas queria saber se vcs conhecem a torturante saga época que foi a produção desta película (isso é, " the making of"), as tretas deles entre o John Mctiernan, o Michael Crichton e os tais roteiristas do filme. Ouvi falar q estouraram o orçamento da produção em mais de US$ 100.000.000 {p/ bom entendedor, "cem milhões respostas"}, etc, tsc, ...

No mais, desejo saber se esse tal árabe interpretado pelo canastrão Antônio Banderas, protagonista "Ahmed Ibn Darlan", ele realmente existiu ou se essa história toda do livro de Crichton é da mesma natureza dos livros de Homero (Ilíada / Odisséia) e dos livros sobre o Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda. Simplesmente, História e ficção se tornam casadas pela criatividade de quem as narra, e msm assim, nem podemos ao menos ter algum fiapo de evidência histórica de que tudo isso plausivelmente aconteceu.

O q vcs acham ?!?!?! 😤🤨🤔😉🧐

Tchau e grato a todos ...

Nota: recomendo um outro livro (e um filme😀😁) do famoso Crichton:

1) livro "Linha do Tempo", lançado em

2) filme com Gerard Butler novinho (antes de "Isso é Esparta !!!!") baseado no livro acima.

Confiram !!!!!